5 ideias para você planejar sua cozinha

13/09/2020

 

Montar os ambientes de uma casa é um desafio e um exercício de criatividade e racionalidade, para que se chegue a um cômodo prático, confortável e estiloso. Isso vale para todos, mas mais ainda em locais como a cozinha, que conta com uma grande variedade de móveis e eletrodomésticos, além de ser um ambiente no qual as pessoas ficam para várias atividades.

Ou seja, é fundamental ter a ideia clara sobre qual é a intenção dos moradores, como pretendem usar o espaço etc.

Para ajudar nesta tarefa, reunimos 5 ideias de planejamento de uma cozinha. Assim, os leitores podem analisar e entender se alguma delas encaixa no gosto e no objetivo, além de serem modelos para ideias próprias também.

 

Disposição de móveis e eletrodomésticos



Para começar, podemos falar sobre ideias quanto à disposição dos móveis, de forma que seja prático e seguro para os moradores e mesmo para a durabilidade e funcionamento dos objetos.

Fogão e geladeira na distância exata

A primeira ideia é separar fogão e geladeira. Obviamente, não por uma distância longa, já que o cômodo geralmente não é tão grande, também é importante que seja fácil para um cozinheiro ir de um lugar ao outro rapidamente.

Porém, é fundamental que não sejam colados, pois o calor gerado pelo fogão ou forno pode, sim, danificar a geladeira e encurtar seu tempo útil.

Apoios perto do fogão


Outro fator que precisa ser colocado na hora de pensar a cozinha é a presença de apoios perto do fogão. Na hora de cozinhar, é importante que haja este local para colocar:

- Colheres;
- Potes;
- Etc.

Assim, o responsável pelo preparo da refeição consegue se organizar muito melhor.

Mesa no centro para servir como auxiliar

Outra ideia importante é ter uma bancada, ou mesmo a mesa, em uma posição central, na qual possa servir como um lugar de apoiar panelas na hora de tirar da geladeira, ou do fogão.

Isso facilita a locomoção das pessoas também, que não precisam ficar caminhando dentro da cozinha com objetos, por vezes, pesados, na mão.

 

Eletrodomésticos com espaço para ventilação


Outro detalhe a ser pensado na hora de montar a cozinha é lembrar que os eletrodomésticos precisam estar em locais com capacidade de ventilar. Eles podem superaquecer durante o uso e é importante que não estejam muito próximos de outros objetos, podendo surgir riscos.

É ideal eles terem um espaço próprio e com margem nos lados e acima, para funcionarem melhor e em segurança. Mais uma ideia a ser seguida na montagem da cozinha.

Organização da pia

Outra ideia importante é colocar a pia em uma área na qual haja luminosidade, com uma janela perto, por exemplo.

Isso porque é fundamental que este compartimento, que acaba recebendo bastante umidade, esteja bem ventilado e aberto, para que este fator não interfira. Além disso, o sol pode ser um aliado na secagem das louças, se ficarem expostas após a lavagem.

Estas são, portanto, 5 ideias para serem levadas em conta na hora de montar e planejar sua cozinha. Somado às necessidades e prioridades de cada um, estes fatores são fundamentais para garantir segurança, conforto e praticidade.

Quer conhecer mais soluções e ideias sobre o ramo imobiliário e suas várias vertentes? Confira outras notícias sobre o tema e saiba mais sobre nosso trabalho. Atuamos com vendas e locação de imóveis, além de serviços imobiliários. Não perca tempo e fale conosco. 


 

 

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa