A taxa selic e o mercado imobiliário

31/01/2022

 

A taxa Selic possui uma grande influência sobre a economia e principalmente no mercado imobiliário. Também conhecida com taxa básica de juros é utilizada como parâmetro para as operações de compra e venda de títulos públicos, pelo Banco Central e instituições financeiras do país.

Sendo tão importante na economia, vamos explicar como a taxa Selic funciona e o porquê de influenciar diretamente o mercado imobiliário e como isso pode afetar o seu investimento em um imóvel.

Boa leitura!

O que é a taxa Selic?



A taxa Selic é o índice de juros básico, que serve de referência para o cálculo das taxas da maioria das modalidades de crédito praticadas no Brasil, inclusive no mercado imobiliário.

O COPOM (Comitê de Política Monetária) estabelece a taxa Selic usando como base para suas decisões o contexto econômico brasileiro e as perspectivas a médio e longo prazo para o país.

A taxa Selic é uma maneira de manter a inflação sob controle, ou seja, o aumento da taxa básica de juros é o caminho para manter a economia estável em momentos de crise econômica. E a redução da taxa Selic, aquece o consumo e o investimento, quando a pressão inflacionária é menor.

Relação da taxa Selic e inflação



A taxa Selic funciona como uma ferramenta para evitar a redução no poder aquisitivo da moeda nacional no mercado, o que é causado pela inflação.

Se a inflação está em alta, o governo federal, por meio do COPOM, aumenta a taxa básica de juros para limitar a oferta de crédito e assim reduzir o consumo da população. Naturalmente, este caminho leva a menos mercadorias sendo vendidas, consequentemente, há uma redução de preços e paralelamente da inflação também.

A Influência da taxa Selic no mercado imobiliário



O mercado imobiliário, por tratar da venda de bens de alto valor, sofre um impacto considerável sempre que há mudanças na taxa Selic. Com a redução da taxa de juros básica, a oferta de crédito é ampliada e o financiamento fica disponível para mais pessoas com valores mais atrativos, afetando a oferta de imóveis e os preços.

Caso haja o aumento da taxa básica de juros o crédito disponível para financiamento será reduzido, além de causar um aumento no valor das parcelas devido aos juros mais altos, sendo assim menos pessoas estarão dispostas a comprar imóveis.

Este cenário de aumento da taxa Selic pode ser favorável para quem compra à vista, pois com os juros em alta e o crédito mais caro leva os proprietários de imóveis a reduzir os preços dos bens para tornar mais atrativos no mercado.

O investimento em fundos do mercado imobiliário é um cenário de longo prazo, logo o impacto da variação dos juros tem menos força. Mesmo como a média da taxa Selic alta o investimento em imóveis ainda é mais atrativo do que outras aplicações financeiras.

Portanto, para aquisição de um imóvel sempre é importante verificar as principais linhas de crédito ter um diálogo aberto com o proprietário e estar por dentro da situação do mercado. Acompanhe tudo que acontece no mercado imobiliário acessando nosso blog!

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa