Assinatura eletrônica no contrato de imóveis

07/06/2022

 

A assinatura eletrônica no contrato de imóveis é uma excelente alternativa para as pessoas que estão em busca de praticidade. Afinal, possivelmente você já deve ter alterado a sua agenda para conseguir assinar algum contrato, certo? Justamente para solucionar esse problema, as imobiliárias vêm se inovando no mercado. O objetivo é oferecer segurança e praticidade com base na assinatura digital. Diante disso, muitas pessoas se perguntam se esse procedimento é realmente seguro.

De fato, apesar de ser uma possibilidade relativamente nova, assinar contratos via online vem se tornando um mecanismo cada vez mais usual, seguro e confiável. Nas épocas mais remotas, essa modalidade de assinatura já era muito utilizada nas empresas que trabalham no setor de tecnologia. Atualmente, esse procedimento vem sendo adotado também por organizações que atuam em outros nichos de mercado. Mas, de fato, como é possível ter certeza que esse processo é seguro? Para esclarecer essa questão, preparamos um artigo sobre essa temática. Confira!

Assinatura eletrônica no contrato de imóveis: o que é?



Primeiramente, antes de compreender o que é uma assinatura eletrônica no contrato de imóveis, é fundamental entender o conceito de assinatura eletrônica. Assim sendo, esse recurso é validado pela legislação do Brasil. Aliás, ele ajuda a evitar as fraudes, prevenindo o crime de falsidade ideológica. Desse modo, é possível garantir a integridade de uma forma segura e efetiva. Essa modalidade de identificação indica que o contratante é verídico, proporcionando maior segurança para ambos os lados envolvidos no processo.

Com base nisso, é possível mencionar que a assinatura eletrônica no contrato de imóveis tem a capacidade de autenticar a identidade do usuário, sendo utilizada como uma alternativa eficiente no momento de assinar o documento de compra ou locação de determinado empreendimento. Vale a pena mencionar que ela não necessita ser emitida pelo governo. Aliás, de uma forma geral, a assinatura digital pode ser feita de várias formas. Isso inclui token, leitura de íris, biometria, digitação de um código de segurança, entre alternativas eficientes.

Quais são os benefícios da assinatura eletrônica?



A assinatura eletrônica é uma grande solução para quem busca praticidade e agilidade, bem como conforto e segurança. Sem dúvidas, a otimização de tempo é uma das maiores vantagens proporcionadas por esse recurso. Até porque a tecnologia impregnada não demanda o deslocamento até cartórios ou outras instituições capazes de verificar a veracidade do contrato. Afinal, todo o procedimento pode ser realizado por meio de um dispositivo móvel como, por exemplo, computador ou smartphone. Desse modo, os documentos serão disponibilizados com maior velocidade, quando comparado aos métodos tradicionais.

Qual é a segurança da assinatura eletrônica no contrato de imóveis?



A assinatura eletrônica tem a mesma validade proporcionada pelos tradicionais formatos. Ainda mais se considerarmos que para finalizar um processo de assinatura, é imprescindível passar por um mecanismo de proteção e autenticação criptografado. Sendo assim, essa modalidade de assinatura é reconhecida pelos cartórios e tribunais autorizados. Com base nisso, é possível mencionar que ela proporciona um grande nível de segurança para comprar um imóvel. Portanto, ela é aceita e validada em termos legais, como qualquer outro tipo de assinatura.

Após ampliar os conhecimentos sobre a assinatura eletrônica no contrato de imóveis, acesse o nosso blog e leia outros conteúdos.


loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa