Como funciona a compra de um imóvel na planta

17/09/2020

Quando falamos na compra de um imóvel, estamos falando da realização de um sonho. E, de fato, uma escolha bem planejada pode ser um ótimo investimento, determinando um novo lar.

Nesse sentido, comprar imóveis na planta é uma das alternativas possíveis para a realização desse sonho, mas é preciso se atentar a alguns detalhes desse formato para evitar futuras dores de cabeça.

Continue lendo e confira como funciona a compra de um imóvel na planta e quais são os cuidados que você deve tomar em uma aquisição desse tipo.

Como funciona a venda de um imóvel na planta e quais os cuidados que você deve tomar

A venda de imóveis na planta acontece normalmente em stands de vendas de lançamentos imobiliários, que são convidativos e enfatizam todas as qualidades do imóvel que se pretende construir. Em casos como esse, não é difícil visualizar um futuro incrível dentro do apartamento já pronto e decorado.

Contudo, é necessário levar em consideração uma série de aspectos que envolvem esse empreendimento, a começar pelos valores apresentados, se estão de acordo com as quantias que você pretende gastar.

Considere que um gasto inicial mensal que se aproxime de 30% do seu salário, após as correções que acontecerão, podem ser tornar insustentáveis.

Dessa forma, investir na compra de imóveis na planta significa pagar por parte dos gastos da construção. O valor pago antes da entrega do apartamento pode chegar a até 1/3 do valor total da compra, com o restante sendo financiado quando as obras estiverem concluídas.

Assim, saiba exatamente onde você investirá seu dinheiro, pesquisando pelo histórico da construtora — se entrega as obras no prazo — e se o local das obras é satisfatório em diferentes dias da semana ou se há trânsito e barulho por perto.

Terminada essa pesquisa, examine o contrato com muita atenção, uma vez que todas as informações importantes estarão nele, como seus direitos, os prazos e as possíveis taxas. Não se esqueça de registrar todas as promessas feitas e tirar todas as suas dúvidas.

Negociações e alguns detalhes importantes para o financiamento do seu imóvel

Logo em seguida, vem a etapa de negociações, com o preenchimento de uma ficha cadastral e uma pré-análise de crédito, em que a construtora faz a verificação se o seu perfil financeiro corresponde aos valores propostos. Para então, após a verificação, o contrato poder finalmente ser assinado.

Um memorial também deve ser entregue, constando tudo o que será construído. Você deve guardá-lo para conferir se está tudo em ordem, no momento da entrega das chaves.

Outro aspecto importante a se considerar é em relação às correções que serão feitas no valor das parcelas, por meio do INCC (Índice Nacional de Custos da Construção), que corrige de acordo com as variações nos preços de matéria-prima, mão de obra e outros.

Nesse sentido, uma vez que a construção pode durar em média de 18 a 36 meses, as correções podem pesar no bolso.

Por fim, próximo ao encerramento das obras, já organize os detalhes do financiamento, reserve algum dinheiro para as taxas adicionais com a entrega das chaves e também para a decoração do seu imóvel.

Dessa forma, com o devido planejamento, você poderá aproveitar o conforto do seu novo lar sem mais dores de cabeça.

Confira os nossos empreendimentos de lançamento clicando aqui.



loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa