Como funciona e o que é o crédito imobiliário
24/03/2020
Ter uma casa própria é o sonho de quase todos os brasileiros. Existem diversas alternativas para facilitar a aquisição, construção ou reforma de um imóvel e uma delas é o crédito imobiliário. Entenda mais sobre o assunto, como funciona e o que é e não deixe esse sonho para depois.
O que é o crédito imobiliário?
O crédito imobiliário é uma linha de crédito oferecido por instituições financeiras, a fim de proporcionar a compra, construção e reforma de imóveis para as pessoas, sejam imóveis habitacionais ou comerciais, novos ou usados.
De forma prática, o crédito imobiliário consiste em um empréstimo nos bancos para a compra, construção ou reforma de uma casa ou apartamento.
Ele tem como principal objetivo garantir que as pessoas que não têm condições de adquirir a casa própria à vista tenham mais facilidade para o pagamento a partir de parcelamentos integrais ou parciais. Existem dois sistemas de regulamentação do crédito imobiliário no Rio de Janeiro:
- Sistema Financeiro da Habitação (SFH): para imóveis de até R$ 1,5 milhão, que pode ser feito com o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e com menor taxa de juros;
- Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI): para imóveis acima de R$ 1,5 milhão com prazo máximo para pagamento de 420 meses.
Como funciona o crédito imobiliário?
Mas como funciona o crédito imobiliário na prática? Primeiramente, é preciso fazer uma simulação do valor que você pretende pagar, com base na sua renda.
Em seguida, você deve entregar a documentação exigida pelo instituição financeira para comprovar que tem condições de pagar pelas prestações do crédito. O banco vai fazer uma análise de crédito, que é checar as reais condições do cliente.
Entre a documentação comumente exigida, estão cópias e originais de:
- RG;
- CPF;
- Certidão de Casamento, para quem é casado;
- Comprovantes de renda.
No caso de profissionais autônomos e liberais, pode ser necessário extratos bancários para comprovar a renda, ou contratos como aluguel, entre outros.
Depois da confirmação e checagem das informações, o Contrato de Financiamento deve ser assinado e, em seguida, registrado em cartório. Nesse passo, é necessário o pagamento do registro do imóvel e o Imposto de Transmissão de Bens de Imóvel (IBTI), que tem valores que variam por estado e preço do imóvel.
O valor costuma ser liberado para o vendedor no prazo de 5 a 10 dias úteis. Isso significa que o banco vai pagar ao vendedor o valor pedido pelo imóvel e o comprador vai pagar uma mensalidade à instituição financeira. Nossos parceiros para te guiar nesse processo são os bancos Itaú, Caixa, Santander, Bradesco e Inter.
No período estabelecido, o cliente já pode usufruir do bem, mas não tem direito a negociá-lo com terceiros até a quitação da dívida com o banco.
As parcelas costumam ser compostas por:
- Amortização, ou seja, o pagamento do dinheiro emprestado pelo banco;
- Juros;
- Seguro de morte;
- Invalidez permanente;
- Seguro de danos físicos ao imóvel;
- Taxas administrativas.
Confira em nosso site mais informações, faça uma simulação de valores e até as vantagens de assistência jurídica para adquirir o seu crédito imobiliário com os nossos parceiros como o Credimorar e Credipronto. Não deixe o sonho da casa própria para depois!