Como se tornar um perito avaliador

29/11/2020

A função de perito imobiliário é muito importante para fins legais, já que esse profissional é responsável por auxiliar em um processo judiciário como defesa de uma das partes.

O perito dessa área é habilitado para realizar a avaliação técnica de imóveis com o objetivo de definir o seu valor, considerando o seu estado e a localização.

Apesar de o corretor de imóveis, em parte, também poder fazer esse tipo de avaliação, diante de questões legais e para ter mais precisão na avaliação, é preciso ter a qualificação devida na área.

O que é preciso para ser um perito imobiliário?



Para ser um avaliador imobiliário, além de possuir o CRECI, é necessário que o corretor adquira o CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários). Para isso, é preciso cursar o superior em Gestão Imobiliária.

É possível também adquirir a qualificação por meio do CRECI em seu curso de especialização na área. A instituição que oferece o curso precisa ser aprovada pelo Conselho Estadual de Educação, além de ter o devido reconhecimento do Conselho Federal dos Corretores imobiliários (COFECI).

Em quais situações o perito imobiliário atua e de que forma isso é feito?



O perito imobiliário pode ser acionado para atuar em diferentes circunstâncias, entre elas:

- Questões judiciárias (perdas e danos, desapropriação, entre outros);

- Processo de regularização imobiliária;

- Avaliação de imóveis para empresas ou órgãos públicos;

- Avaliação de imóveis particulares;

- Avaliação de imóveis para a realização de consórcios imobiliários;

- Avaliação de imóveis relacionados a patrimônio (divórcio, inventário, partilhas, etc.);

- Avaliação de imóveis de mercado de interesse de instituições bancárias;

- Avaliação de imóveis para penhora.

Na execução do seu trabalho, o perito imobiliário irá periciar, de forma bastante criteriosa, o imóvel, considerando sua estrutura, estado, local onde se encontra e principalmente, condições de habitação ou de uso.

A análise leva em conta ainda o mercado imobiliário das redondezas, a fim de fazer uma comparação do imóvel que está sendo avaliado com similares localizados na mesma região. Com todos esses fatores sendo considerados, o perito irá estimar precisamente o valor do imóvel, de forma a não depreciar e nem supervalorizar uma unidade em detrimento a outros imóveis nas proximidades.

Tendo sido concluída a avaliação, o perito irá fazer a emissão do laudo técnico apresentando todos os fatores analisados e os critérios que utilizou para sua avaliação, sendo que os mesmos devem justificar o valor que foi determinado por ele.

A vantagem que um corretor de imóveis tem ao adquirir habilitação como perito imobiliário não se baseia apenas em uma renda maior, mas também no conhecimento e no potencial de análise que ele terá para garantir negociações mais seguras, baseadas na confiança por parte dos compradores, vendedores e demais interessados.

Por outro lado, ao exercer a função de perito imobiliário, é indispensável que o profissional seja competente, imparcial e baseie todo o seu trabalho na ética e na seriedade. Somente dessa forma será possível transmitir confiança em seu trabalho e conduzir uma avaliação justa que cumpra os propósitos da profissão. Na Enjoy temos profissionais qualidados e certificados para avaliar da melhor forma o imóvel. Conheça nossas ofertas e passe o Natal em seu novo lar!

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa