Consórcio ou Financiamento? Qual a melhor forma de comprar um imóvel?

26/06/2020

 

O consórcio ou financiamento de imóvel são opções existentes em bancos ou outras instituições financeiras para dar crédito aos que desejam comprar sua casa ou apartamento. São serviços muito comuns hoje por conta da quantidade de pessoas que não possuem o valor na íntegra para compra de seu imóvel.

Dessa forma, esses sistemas funcionam de forma simples e dão a oportunidade de fazer a compra do primeiro imóvel sem necessariamente ter o valor em mãos. Entretanto, são opções que têm algumas diferenças entre si, que podem se transformar em vantagens ou desvantagens a depender de sua situação financeira.

Veja neste post algumas informações sobre o consórcio e o financiamento de imóvel e entenda mais sobre eles.

 

Como funciona o consórcio de imóvel

Os que aderem a um consórcio entram em um determinado grupo, o qual passa por sorteios em intervalos específicos, normalmente um mês, para saber quem será contemplado. O ganhador do sorteio tem o direito ao crédito para compra de seu imóvel.

O consórcio é pago por meio de parcelas, as quais são escolhidas pelo próprio consorciado durante a negociação. Este vale também para escolha do valor total. Não é necessário dar valor de entrada, apenas aguardar que seja contemplado.

Na escolha do valor pode ser levado em consideração uma quantia para "lance embutido", oportunidade que os consorciados têm de estar à frente de outros durante o sorteio. Além disso, parte do crédito, caso seja superior ao valor do imóvel selecionado, pode ser destinado a reformas e material de construção.

 

O financiamento de imóvel e seu funcionamento

Assim como o consórcio, é necessário apresentar documentação para avaliação da instituição financeira. Após aprovado, o cliente pode usar de imediato o crédito para compra de seu imóvel.

Nessa modalidade de crédito os juros são um pouco maiores, o valor das parcelas não depende da escolha do cliente. Com base no imóvel selecionado, há um cálculo para liberação de 80% do valor do imóvel em forma de crédito.

Como consequência, cerca de 15 a 20% do valor do imóvel é solicitado como entrada do financiamento. Há muitos tipos de financiamento, porém, apenas um grau do programa "Minha Casa Minha Vida" não exige valor de entrada.

Além disso, são incluídos no pagamento uma porcentagem do valor do bem para pagamento dos serviços de crédito. É grande a parcela de pessoas que prefere o financiamento, sobretudo por conta da rapidez de liberação do crédito.

No que diz respeito ao dilema de escolher consórcio ou financiamento de imóvel, ambas são as formas mais interessantes para aqueles que precisam de uma carta de crédito para seu imóvel. O mais interessante, então, é analisar cada detalhe desses serviços e entender qual se encaixa melhor no seu orçamento.

O que pode ser ideal para uma situação pode ser impossível para outra, então é importante encontrar uma empresa de confiança para analisar a fundo esses detalhes. O corretor pode direcionar, com base no seu orçamento familiar, qual serviços é mais interessante.

Gostou? Entre em contato conosco e saiba mais sobre esses serviços. Clique aqui e faça uma simulação de financiamento

 

 

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa