Conheça mais sobre o Bairro Botafogo

30/06/2020

 

 

Neste artigo, iremos trazer algumas curiosidades sobre o bairro Botafogo, um dos bairros mais emblemáticos da cidade do Rio de Janeiro e mais descolados do mundo, de acordo com o portal norte-americano Time Out.

Se você deseja transformar o bairro de passagem em moradia, é possível que este artigo consiga auxiliar nessa decisão. Afinal, já são mais de 400 anos de história e histórias que transformam Botafogo em um dos melhores bairros para morar do Rio de Janeiro.

 

Botafogo: a origem do nome

O nome teve origem no sobrenome do proprietário das terras que formaram o bairro. João Pereira de Souza Botafogo foi um português que, ao chegar ao Brasil, comprou a propriedade de Antônio Francisco Velho, no fim do século XVI.

 

Berço do time mais antigo da cidade

O bairro Botafogo emprestou seu nome ao primeiro time de futebol fundado no Rio de Janeiro, em primeiro de julho de 1894, originalmente um clube de regatas. Em 1942, surgiu a denominação utilizada até hoje – Botafogo de Futebol e Regatas – resultado da fusão entre o time de futebol e o clube de regatas.

 

Era considerado um “bairro de passagem”

Por sua localização privilegiada, conectando o centro da cidade à zona sul, Botafogo foi considerado um bairro de passagem. Porém, ao longo dos anos e do extenso desenvolvimento, se tornou moradia fixa para diversas famílias. Por essa razão, o Caminho de Copacabana foi rebatizado para Rua da Passagem.

 

Último adeus de personalidades brasileiras

Botafogo fez história ao inaugurar em 1852 o Cemitério São João Baptista, um dos primeiros da cidade sem distinção de classes sociais. O cemitério abriga celebridades como Chacrinha, Tom Jobim, Machado de Assis, Heitor Villa-Lobos, Roberto Marinho, Santos Dumont e Clara Nunes.

É hoje um dos pontos turísticos do bairro junto com o Museu Casa de Rui Barbosa, Mirante do Morro do Pasmado, Casa Daros, Museu do Índio e Centro Cultural Baukurs.

 

Botafogo: moradia dos barões do café

A Rua São Clemente foi o endereço escolhido pelos barões do café para construir as suas suntuosas residências. Entre as casas mais famosas da região, há o Palácio São Clemente, atual residência oficial do cônsul de Portugal.

 

Polo de saúde e educação

Botafogo é um bairro conhecido por abrigar um grande número de hospitais e clínicas particulares, além de escolas. Fora esse “título”, o bairro conta com opções interessantes de cultura, gastronomia e centros empresariais.

 

Mercado imobiliário aquecido

Botafogo é considerado um bairro de classe média alta e classe alta do Rio de Janeiro, embora exista um contraste populacional na região da comunidade Santa Marta. Atualmente, é o local escolhido para diversos empreendimentos imobiliários, trazendo ainda mais valorização ao bairro.

O bairro abriga um dos mais belos cartões-postais da cidade: a vista para o Morro Pão de Açúcar a partir da Enseada de Botafogo. Além disso, conta com inúmeras opções de comércio e uma vida noturna animada com diversas opções de barzinhos.

Gostou das curiosidades sobre o bairro Botafogo? Conheça as opções de imóveis para compra e locação em nosso site.

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa