Veja as opções de como decorar salas

06/04/2020

 

 

Todos sabem que o ambiente principal de uma casa é uma sala, porque é onde recebemos nossos convidados e passamos a maior parte do tempo, assistindo TV, interagindo com nossos familiares, lendo, estudando ou trabalhando, etc. Portanto, espera-se que ela seja um ambiente aconchegante, transmitindo a alma dos seus moradores com elegância, mas também sendo sempre funcional para o que se espera dela.

A sala da casa moderna oferece, ainda, alguns desafios a mais para a decoração: como os apartamentos estão cada vez menores, é comum que várias funções sejam concentradas no mesmo ambiente: sala de TV, de jantar e de visitas. Quais as particularidades de se decorar uma sala assim, pequena?

 

Dicas básicas

- Uma sala pequena oferece menos liberdade que uma sala grande, porque o número de móveis deve ser limitado, tanto para que as pessoas consigam circular sem problemas, como pelo excesso de informação que pode ser causado pela concentração de muitos objetos. Sendo assim, em primeiro lugar meça todo o espaço disponível, e os móveis que você já tem, para saber quais as medidas reais.

- Em seguida, decida qual o estilo de decoração que mais agrada a você e a sua família. Existem muitos estilos no mercado, ou seja, diferentes objetos, materiais e maneiras de combiná-los: clássico, moderno, retrô / vintage, industrial, rústico, etc. Pesquise informações e fotos de cada um deles.

- Cores: o ideal é eleger uma cor para tomar como ponto de partida para o resto da decoração. Ela pode estar presente numa única parede, numa estante, no chão, na cortina, etc.

O importante é dar destaque a ela. A regra geral é preferir cores claras em ambientes pequenos, para que estes pareçam maiores. A partir daí, você pode trabalhar a uniformidade, com gradações dessa cor. Ou, se quiser quebrar, adote cores complementares, por exemplo, combinar parede bordô com cortina verde-clara. Outra forma de quebrá-la é com cores neutras (branco, preto, cinza, marrom, bege, etc.). Além disso, é possível equilibrar cores claras e escuras para causar um efeito de profundidade.

- Sofá: seu tamanho depende, além do espaço disponível, de saber se ele será para muitas e frequentes visitas ou só para você e sua família. Para não ocupar tanto espaço, prefira um sem braços, ou cuja abertura seja lateral.

- Móveis: os essenciais para uma sala, além do sofá, são uma mesinha central, rack ou estante para a TV e algumas cadeiras ou pufes.

- Cortinas: se possível, adote uma que vá do chão ao teto, com três camadas, para que a luz do Sol não atrapalhe caso um dos objetivos da sala seja ver TV ou ler. E é bom que os tecidos das duas primeiras camadas sejam leves.

- Iluminação: a cortina já é um importante filtro de luz, mas não só. É possível, além da iluminação básica geral, optar também por abajures e luminárias em pontos específicos, como por exemplo, direcionados a uma poltrona de leitura. Apenas, se esse for o caso, não coloque a luz diretamente em cima dela, para não provocar calor em quem sentar nela.

 

Divisórias

É possível ter, num mesmo ambiente, a TV e sofá com a mesa para jantar, e até mesmo uma cozinha em estilo americano. Neste caso, recomenda-se que estes ambientes sejam separados entre si por móveis, como uma estante vazada ou poltrona, ou mesmo por cortinas de miçangas. Fica super estiloso!

Você pode procurar mais por belos imóveis no nosso site.

 

 

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa