Dicas de como montar uma adega em seu apartamento

13/01/2020

Todo apreciador de bons vinhos deseja começar uma coleção. Ou, no mínimo, ter alguns dos rótulos favoritos em casa para regar saborosos momentos entre amigos e família.

Entretanto, é essencial armazenar essas bebidas em local adequado, preservando assim suas características. Para isso, nada melhor do que uma adega, que pode ser montada em qualquer ambiente, inclusive apartamentos.

Neste artigo, trouxemos dicas para te ajudar a montar uma adega em seu apartamento.

O que levar em consideração na hora de escolher a adega ideal?



Investir nesse mecanismo de armazenamento pode se mostrar um desafio e tanto. Por isso, ter alguns direcionamentos podem facilitar na hora da escolha.

Escolha o local adequado



Uma adega é extremamente versátil, podendo ser montada em qualquer parte do seu apartamento, sendo importante apenas que fique em um local ao abrigo de umidade e luz — intempéries e excesso de luminosidade, seja artificial ou solar, podem levar à degradação dos vinhos.

Fora isso, ela também deve ser montada em um local seguro e firme, que não ocasione vibrações nas garrafas. Isso porque o envelhecimento do vinho se dá através do acúmulo de partículas no fundo da garrafa, e qualquer movimentação atrapalha esse processo natural.

Procure o tamanho ideal



Adegas de vinhos podem ter diversas formas, desde modelos simples e com pouca capacidade (4 - 12 garrafas), até versões feitas sob medida, que podem guardar mais de 100 rótulos.

Por isso, a quantidade de vinhos que você deseja armazenar é o primeiro ponto a se considerar. Pense no número de bebidas que deseja manter em seu apartamento para definir um tamanho certo para sua adega.

Mas lembre-se, preveja futuras necessidades escolhendo um modelo que conte com espaço extra, apenas para evitar a falta de compartimentos caso você precise.

Use a adega para agregar valor ao ambiente



Instalada em total harmonia com a decoração do espaço, a adega é um equipamento ou compartimento da casa que agrega valor. Há diversos modelos disponíveis, com materiais diversos, que vão do rústico ao contemporâneo.

O ideal é montar uma adega em seu apartamento de forma que case bem com todo ambiente, pois assim elas serão capazes transformá-lo, deixando-o mais elegante, sofisticado e exclusivo.

Quais os principais tipos de adega



Há diversas opções disponíveis no mercado, o que pode causar indecisão na hora de montar uma adega em seu apartamento. É importante saber que as mais comumente utilizadas são:

- Adega passiva: não possui nenhuma tecnologia de resfriamento. O modelo mais utilizado é a cave francesa, e precisa ser feita num cômodo protegido de luz e unidade;

- Adega climatizada termoelétrica: possui climatização através da eletricidade. Ela garante a preservação da umidade e temperatura adequadas para a bebida, trocando calor com o ambiente externo.

- Adega climatizada com compressor: com o funcionamento semelhante ao da anterior, esse tipo de adega conta com a modernidade de não apenas trocar o ar com o externo, mas sim resfriar o interior, mantendo o ambiente ideal para o vinho.

Atentando-se a essas informações, você poderá ter em seu apartamento não somente uma adega espetacular, agregando valor ao ambiente, como também vinhos conservados e prontos para degustações com o máximo de sabor e qualidade.


Achou as dicas proveitosas? Entre em nosso blog e confira mais novidades sobre decoração!

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa