Dicas de decoração industrial para sua casa

03/06/2021

 

Simples, mas extremamente empolgante e funcional, o estilo industrial não para de ganhar adeptos e apreciadores quando o assunto é decoração de ambientes.

Além de combinar modernidade e elegância, sua mistura de antigo e novo forma um contraste perfeito e cheio de charme, capaz de conquistar a preferência até mesmo dos designers de interiores mais exigentes.

Mas, o que realmente significa decoração industrial? Na hora de projetar casas, como fazer esse estilo funcionar de forma certeira? Para descobrir as respostas, basta acompanhar este artigo especial até o final.
 

Conheça mais sobre o estilo industrial



Tudo começou em meados do século 17, quando o mundo vivenciou a famosa revolução industrial. Nessa época, grandes fábricas surgiram em toda Europa e também na América, apresentando uma estrutura básica que incluía:

 

  • Falta de pintura nas paredes;

 

  • Enormes janelas que permitiam a entrada de luz;

 

  • Espaços abertos, sem divisões;

 

  • Encanamentos expostos.

 



Alguns séculos depois, com a aglomeração de pessoas nas cidades e o pouco espaço disponível para moradia, as antigas fábricas, agora abandonadas, tornaram-se uma escolha recorrente para abrigar famílias inteiras.

Com o tempo, o que era apenas uma medida emergencial ganhou o coração das classes mais altas e ricas da sociedade, fazendo da decoração industrialalgo “chique” e altamente desejável.
 

Aprenda a aplicar o estilo industrial na sua casa



Engana-se quem imagina que, por ser repleta de estilo e personalidade, a decoração industrialé algo difícil de aplicar. Se você aprecia este visual, confira as nossas dicas para colocá-lo em prática hoje mesmo:

 

  1. Use uma paleta de cores neutra



Um ponto em comum nas construções com decoração industrialsão os tons utilizados em sua composição. No geral, as cores ficam restritas a pequenos detalhes, enquanto o restante dos ambientes apresenta tons neutros e discretos.

A ideia é criar espaços minimalistas, harmoniosos e rústicos, com o uso de tijolos expostos, ladrilhos brancos e acabamentos em metal preto.

  1. Misture metal e madeira



A melhor maneira de criar um visual industrial na sua casa é combinando materiais novos e antigos, como o metal e a madeira. Você pode optar por um banheiro com bancada de madeira escura, por exemplo, mas escolher um espelho com moldura de metal. Não tem erro!

  1. Aposte em um plano aberto



As casas em estilo industrial costumam ser espaçosas e, predominantemente, com planos abertos, ou seja, poucas divisões e muito espaço extra.

Para evitar que os cômodos pareçam muito vazios, invista em móveis escuros e grandes, que ocupem um espaço considerável.

  1. Use o encanamento como parte da decoração



Canos expostos são uma marca registrada da decoração industrial.Para deixá-los ainda mais elegantes, aposte em uma pintura que vá do preto ao prata antigo.

  1. Foque na iluminação



A iluminação do estilo industrial costuma ser feita em metal e, geralmente, consiste em uma combinação minuciosa de pendentes e lâmpadas.

No caso dos pendentes, as cores escolhidas devem acompanhar os tons neutros e serem instalados de forma rebaixada. A luz, por sua vez, pode seguir do branco ao amarelo, deixando o ambiente levemente bucólico.

Como podemos ver, a decoração industrial pode assumir diversas formas, se diferenciando sempre pelas escolhas feitas pelos próprios moradores e proprietários.

Gostou de descobrir mais sobre o tema? Então, acesse agora mesmo nosso blog e confira mais notícias, dicas e conteúdos incríveis.

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa