Dicas para planejar a compra de um imóvel

10/06/2022

Adquirir um imóvel é uma questão que pode estar envolvida nos mais diferentes momentos e histórias de vida das pessoas, desde o tão importante sonho da casa própria, até em ações de empreendedores. No entanto, a compra de qualquer tipo de imóvel é uma situação que exige muito cuidado para não cair em golpes, nem se deparar com imprevistos que atrapalham todo o processo.

O fato é que o ramo imobiliário é repleto de muita burocracia e, na maioria das vezes, necessita da consultoria e acompanhamento de um profissional especializado, que compreenda todas as etapas da compra e venda. Em geral, há algumas regras que é preciso seguir na hora de escolher e negociar um imóvel. Confira quais são elas:

 

Analise suas reais necessidades e as características do imóvel l


Seja para morar ou investir, é preciso avaliar se as expectativas geradas serão atendidas após a concretização da transação. Considerar alguns fatores, como localização, distancias de determinados pontos, a exposição solar, possibilidades de alagamento com chuvas, tamanho, entre outros, são indispensáveis para saber se o imóvel vai atender as perspectivas e necessidades do comprador.

Confira atentamente os documentos l
Escolhido o imóvel certo, é a hora de se certificar de que o imóvel está regular. Trata-se de um momento de grande importância, uma vez que qualquer algo de errado com a documentação ou com o antigo proprietário pode colocar em risco toda a negociação, fazendo o comprador, inclusive, perder dinheiro.

No Cartório de Registro de Imóveis da cidade na qual a propriedade esteja registrada é possível verificar o histórico do imóvel, ou seja, todos os detalhes do bem, como a existência alguma dívida envolvendo o imóvel, questões judiciais, possíveis débitos com a prefeitura, entre outras informações essenciais.

Além da checagem de toda a documentação da propriedade, não esqueça de conferir também a situação do vendedor. Isso pode ser feito solicitando certidões negativas de ações criminais e cíveis, por exemplo.

Esteja preparado para custos extras l
Além do valor do imóvel em si, há também outros gastos no processo, tais como despesas de cartório e impostos, por exemplo, que variam conforme o valor e as particularidades da propriedade. Por esta razão, é preciso fazer uma verificação minuciosa do imóvel para não ser pego de surpresa com esses valores.
.

Segurança na aquisição de um novo imóvel


Agora que já compreendemos a importância de tomar todas as precauções possíveis na compra de um imóvel, vale ressaltar que a contratação de um profissional capacitado ou uma empresa especialista que cuide e acompanhe de todos os trâmites é essencial para a maior segurança da compra e para a tranquilidade do comprador.

E foi justamente com esse intuito que surgiu a nossa empresa, que atua com a venda e locação de imóveis e outros serviços do ramo imobiliário e tem como principal objetivo proporcionar mais segurança jurídica nas negociações de seus clientes. Além disso, você também pode contar com plataformas de financiamento de alta qualidade. Entre em contato e negocie seu imóvel com toda a segurança

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa