Dicas para você montar sua horta no apartamento

01/03/2021

 

Em diversas cidades do Brasil morar em apartamentos é, por muitas vezes, a opção mais segura para se viver, já que conta com uma segurança boa e um acesso controlado de pessoas em seu local de convivência.

Mas isso também acaba nos distanciando da natureza, afinal, estamos morando em locais distantes de um jardim, de um quintal ou até mesmo de um parque próximo.

Ter uma horta em casa, principalmente para aqueles que gostam de ter um contato maior com as plantas, é uma saída interessante, tanto para deixar o ambiente mais verde e leve, quanto para plantar e consumir temperos e hortaliças mais frescos.

A seguir, vamos lhe passar algumas dicas de como ter a sua própria horta mesmo morando em um apartamento.

 

Deixa as plantas no sol



A primeira coisa a se fazer é destinar às plantinhas um espaço que tenha uma boa incidência do sol em um local que tenha, pelo menos, quatro horas de luz solar por dia. Pode ser em uma varanda ou mesmo próximo de uma janela, a escolha é baseada na quantidade de sol do local.

Tipos certos de vasos


O próximo passo agora é ter em mente que elas devem ser regadas com frequência - e é por isso é que os vasos em que as plantas vão ficar devem ter alguns furos nas partes mais inferiores, a fim de que a água irrigada escorra e não se acumule.

Além disso, é importante pensar que é preciso haver espaço para que as suas raízes cresçam de forma saudável, então busque opções de sete e 15 centímetros de profundidade, que costumam ser suficientes para diversos tipos de plantas viverem bem e sem aperto.

Tipo de terra


Temos o sol, o espaço para o crescimento, agora falta escolher o tipo de terra para que elas recebam todos os nutrientes necessários para ter uma boa vida.

O ideal é buscar um tipo de solo que seja compatível com o ambiente natural da planta escolhida. A ideia é recriar o seu ecossistema original, então é importante pesquisar a origem da sua escolha, para não faltar nada, nem sobrar demais.

Além disso, a terra em si deve ser esponjosa, para que seja possível a entrada e saída do oxigênio, assim como conseguir uma boa conserva de umidade no local.

 

Regando sua planta


Cada planta exige um cuidado diferente, algumas necessitam de água apenas em suas raízes, outras em suas folhas. Vale ressaltar que a quantidade e melhores horários variam de espécie para espécie, também sendo importante levar em consideração a estação do ano em que está.

Apesar de todas estas variáveis, de modo geral, é interessante regar no início da manhã, ou no final da tarde, dependendo da temperatura do ambiente, para que a água colocada não evapore por causa do calor.

 

Renove o solo


Conforme vão vivendo, as plantas vão consumindo os nutrientes do solo escolhido, fazendo com que ele vá se empobrecendo com o tempo. Para evitar que ela morra, é importante adubar a terra, trazendo novamente ao local, tudo o que ela precisa para se manter viva.

Gostou das dicas?
Acesse o nosso site e veja mais notícias sobre como otimizar o seu apartamento.

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa