Dicas sustentáveis para você decorar a sua casa

20/09/2020

 

A temática das mudanças climáticas deixou de ser uma discussão periférica e cada vez se torna mais relevante e urgente. Mudanças climáticas não correspondem a um evento que vai acontecer em breve, mas sim, a algo vigente e cada vez mais perceptível.

A emergência do assunto torna inevitável mudanças de comportamento em todos os segmentos da vida.

Nessa perspectiva, a decoração sustentável tem crescido bastante. Além de contribuir com a causa ambiental, a decoração sustentável é versátil e pode ser muito charmosa e elegante, quando bem utilizada.

Confira algumas dicas sustentáveis de decoração para residências:

 

Plantas à vontade

No que se refere às plantas, não há restrições. Obviamente, desde que estas sejam bem cuidadas e compatíveis com o ambiente.

Afinal, cada planta possui suas particularidades. Por exemplo, enquanto algumas não podem pegar sol, outras precisam de exposição constante. É preciso averiguar quais são apropriadas para a residência em questão.

Plantas são extremamente benéficas, uma vez que tornam o ar muito mais saudável, além de significativamente mais arejado.

Quanto aos vasos, estes precisam ser comprados conscientemente, como explicaremos mais detalhadamente.

Reutilização de materiais

Sustentabilidade e reutilização são termos que se complementam, não há como falar em consumo consciente sem pensar em reutilizar materiais.

Por exemplo, tecidos que estão sem uso podem se transformar em belas cortinas. Assim como as garrafas dos mais diversos tipos de bebida podem servir de ponto de partida para estilosos objetos de decoração.

Móveis antigos podem ser lapidados, em vez de descartados. Na internet, é possível encontrar vários tutoriais para reutilizar materiais.

 

Compre conscientemente e/ou ajude os comerciantes artesanais

 

A ideia é reutilizar o máximo que puder, mas sempre tem algo que precisa ser comprado, o que não precisa configurar nenhum problema. Nesse caso, é preciso comprar de forma consciente e alinhada ao pensamento sustentável. É preciso optar por produtos sustentáveis.

Outra opção é priorizar o pequeno comerciante, aquele que trabalha de forma artesanal, afinal, incentivar estes trabalhadores também é uma escolha consciente.

Uma excelente ideia sustentável também é comprar móveis de madeira de reflorestamento, um material bem menos nocivo ao meio ambiente.

Paletes

Paletes estão em alta e caracterizam-se pela versatilidade e pelo custo reduzido, além de serem extremamente elegantes. Paletes podem virar:

- Base para sofá;

- Decoração de jardim;

- Cabeceira;

- Entre muitas outras opções.

Para quem quer economizar, o palete é uma opção excelente. Tal material prova que a decoração sustentável além de ter um custo-benefício muito maior, também é extremamente versátil e cheia de possibilidades.

Adquira itens de segunda mão

Outra opção de decoração bastante sustentável e adquirir objetos de segunda mão. Sempre existe um familiar ou amigo que pretende se livrar de algum pertence, por diferentes motivos.

Isso possibilita resgatar itens que ainda podem ser reutilizados ou até mesmo ainda possuam muita utilidade.

Também existem entidades beneficentes e outros locais em que é possível adquirir itens que serão dispensados. É importante lembrar que reaproveitamento é uma atitude socialmente responsável.

 

Conheça os nossos serviços

Entre em nosso site e conheça melhor os nossos serviços. Entre em contato com a nossa equipe, por meio das nossas redes sociais.

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa