Exclusividade na venda do imóvel. Saiba como funciona e quais as vantagens deste modelo de relacionamento

12/01/2021

A ideia de dar exclusividade para uma imobiliária cuidar da venda do seu imóvel é uma situação nem sempre bem vista pelos proprietários. Diversos mitos e incompreensões sobre esse tipo de relacionamento fazem com que a maioria prefira abrir a venda para várias imobiliárias e corretores.

Todavia, essa modalidade de contrato pode gerar diversos benefícios e, ao contrário do que se acredita, agilizar o processo de venda e diminuir o tempo de negociação. Quer entender mais sobre as vantagens e desvantagens desse tipo de acordo? Confira nos próximos tópicos!

 

Quais são as vantagens de optar pela exclusividade na venda de um imóvel?


Ao fechar o contrato de exclusividade na venda do imóvel com um corretor independente ou uma imobiliária, o proprietário entrega para essa empresa ou profissional a tarefa de empregar seus esforços para fechar a venda de acordo com as condições desejadas.

Dessa maneira, o engajamento nas atividades de divulgação e venda ficarão nas mãos apenas de uma pessoa ou imobiliária.

Nesse tipo de contrato, deverão estar listadas as obrigações das partes envolvidas e as condições pré-estabelecidas pelo proprietário para o fechamento da venda do seu imóvel. Além disso, finalizado o prazo estabelecido neste contrato de prestação de serviços, o proprietário tem a liberdade para prorrogá-lo ou não.

 

Maior investimento da imobiliária

É comum a ideia de que quanto mais pessoas estiverem trabalhando para divulgar e vender o imóvel, mais rápido será encontrar um comprador realmente interessado em adquirir a propriedade.

Todavia, quantidade e qualidade são dois conceitos bem diferentes e que pesam no processo de negociação de um imóvel. Por isso, o contrato de exclusividade garante que aquela imobiliária ou corretor faça maiores investimentos na divulgação e busca por potenciais compradores.

Na Enjoy, por exemplo, os imóveis exclusivos têm prioridade para anúncios destacados e com maior relevância dentro dos portais imobiliários, são objeto de campanhas em mídias sociais e Google. Além disso, o corretor é melhor comissionado, o que aumenta o interesse dos associados em promover a venda do imóvel a seus clientes.

 

Menor tempo de negociação e fechamento da venda

Quem nunca olhou com desconfiança para um imóvel com placas de várias imobiliárias? Pois é, hoje o mundo é digital e os principais canais de divulgação são os portais verticais.

Quando um interessado busca num destes portais, por exemplo ZAP, e observa o mesmo imóvel sendo anunciado por diversas imobiliárias, a sensação é a mesma. O que parece ajuda
r, no final, atrapalha.

Além disso, no caso de imóveis anunciados por diversas imobiliárias, os interessados geralmente buscam negociar através de várias imobiliárias, buscando alguma vantagem, o que retarda o processo de fechamento, sem considerar que, geralmente, a vantagem buscada precisa ser cedida pelo proprietário.

Com o contrato de exclusividade, é possível atrair um público mais qualificado para as etapas posteriores, como as visitas à propriedade e a negociação com o proprietário e a imobiliária.

 

Segurança e tranquilidade para o proprietário


Como em todo processo de divulgação e atração de potenciais compradores, é necessário utilizar boas práticas de venda, que envolvem valores éticos e transparência.

Assim, uma vez que o proprietário encontre um profissional ou empresa com boa reputação, pode ficar mais tranquilo e acompanhar mais de perto as ações que estão sendo realizadas para a venda do seu imóvel.

O fator segurança também envolve as visitas ao imóvel. Sem o contrato de exclusividade, muitos corretores podem ficar transitando pelo imóvel, o que compromete a segurança e a privacidade.

 

Parcerias com outras imobiliárias


Ao contrário da ideia de que apenas a imobiliária contratada pode vender determinado imóvel, a empresa contratada pode realizar parcerias com outras imobiliárias e corretores para aceitar outras ofertas.

Neste artigo, você entendeu o conceito de exclusividade na venda de um imóvel e quais são os pontos positivos e negativos desse modelo de relacionamento. Agora, que tal conferir alguns dos imóveis exclusivos da Enjoy para venda e locação? Acesse o site

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa