Ideias para aproveitar a dependência de empregada

20/06/2021

 

Com as mudanças sofridas pelo tempo e pela economia, são poucas as famílias que optam por ter uma empregada doméstica fixa, dando-se preferência por contratar uma diarista.

Então, em residências mais antigas, acaba-se encontrando um espaço vago, que geralmente vira o “quartinho da bagunça”: a dependência de empregada. No entanto, é possível transformar esse cômodo em um espaço funcional.

Confira, a seguir, formas de transformar o quarto de empregada em um recinto que atenda às suas necessidades.

Ampliação de cômodos



Com a carência de espaço da qual vem sofrendo alguns imóveis, é fundamental saber aproveitar cada cantinho de um recinto. Nesses casos, integrar o quarto da empregada a um espaço que precisa de uma ampliação é uma excelente opção de aproveitamento.

É claro que esse tipo de reforma precisa de um projeto e um estudo aprofundado da planta da residência, evitando danificar estruturas. Porém, contratando um bom profissional pode-se, por exemplo, ampliar uma cozinha, transformando-a num ambiente estilo americano, com uma ilha e balcões amplos.

Também é possível converter um quarto, cujo espaço de empregada pode virar um closet, dispensando o uso de armários e guarda-roupas, ou alterar o status do quarto para uma suíte, transformando a dependência da empregada em um banheiro anexo.

Além disso, nessas reformas, pode ser importante verificar a possibilidade de acrescentar aberturas ou criar janelas internas que, além de dar a impressão de aumento, ajudam na ventilação e iluminação dos ambientes.

Criação de novos espaços



Outra possibilidade é criar, dentro da dependência da empregada, um cômodo que atenda exatamente as necessidades da família. Por exemplo, com a possibilidade de se trabalhar em casa, aumentam as necessidades de se ter um escritório. Ou, ao se precisar de concentração para estudar, uma sala de estudos pode ser essencial. Também é possível reinventar o espaço, convertendo-o num quartinho acolhedor, refúgio de visitas.

Da mesma forma, a criação de um banheiro de visitantes pode desafogar o trânsito de pessoas no banheiro principal. Ainda, é possível criar a sua própria academia, aproveitando o espaço para instalar equipamentos de exercícios.

Na mesma “onda” dos exercícios em casa, o cômodo pode ser aproveitado para que a família desfrute de algum hobby, com bancadas, se acaso alguém apreciar trabalhos manuais, expositores para admirar coleções, isolamento acústico caso alguém toque algum instrumento musical, prateleiras para organizar livros, suportes para uma miniadega, entre outros.

Por esse espaço geralmente ser bastante compacto, não é necessário um grande investimento em móveis e materiais de construção, mesmo durante a criação de um novo local, o que pode representar uma grande vantagem na hora de aproveitar a dependência de empregada. O ideal é investir no planejamento dos móveis, já que, assim, o espaço será melhor aproveitado, facilitando uma possível transição de ambientes, bem como a limpeza do local.

Quer conhecer mais a respeito do mercado imobiliário? Leia sobre este ramo no site de uma empresa que se preocupa com segurança jurídica em suas negociações e que possui um marketing que garante a exibição do imóvel nos maiores portais imobiliários do país.


 

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa