Sustentabilidade: motivos para apostar em energia solar

13/05/2022

No passado, a energia solar era muito cara e a luz de casa ainda cabia bem no orçamento da maioria das famílias. No entanto, hoje o cenário é o exato oposto.

Com a modernização do setor elétrico, surgimento de novas empresas do segmento e o crescente aumento nas tarifas, essa se tornou uma alternativa altamente viável e recomendada para a maior parte das residências e empresas.

Por essa razão, separamos 4 motivos para apostar em energia solar considerando a sustentabilidade, mas também o aspecto econômico da coisa.

Confira!

1. O sol é de graça, água não
Aproximadamente 75% da energia elétrica consumida no Brasil tem origem em hidrelétricas (Ministério de Minas e Energia). Quando elas não dão conta de atender toda a demanda, vamos para as termoelétricas. Essas, além de mais poluentes, são cerca de 3 vezes mais caras.

Com isso, desde 2015, a tarifa de energia elétrica vem crescendo consistentemente a uma taxa de 16,3% ao ano. Convenhamos, muito diferente do crescimento do salário, não é?

Dessa forma, energias renováveis são uma solução para longo prazo, mas que certamente ajudam a aliviar os custos fixos na sua economia doméstica. A redução pode chegar a 95%.

 

2. Excelente custo-benefício
Como toda tecnologia, no início era extremamente cara e um privilégio para poucas pessoas. Porém, evoluiu, a indústria se tornou mais produtiva e os preços caíram consistentemente.


Hoje em dia existem empresas no mercado que vendem cotas de energia solar. Elas possuem fazendas com uma imensidão de placas e alugam esse terreno com toda a energia produzida no mês.


Os preços são extremamente acessíveis, e uma maneira de colocar um pé nesse universo para compreender se atende às suas necessidades.
De fato, segundo o Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE), essa é a forma mais barata de gerar energia.

O investimento se paga, em média, entre 2 e 5 anos.

 

3. O investimento gera frutos
Para uma instalação completa, você pode até considerar um financiamento com linhas de crédito oferecidas pelo Governo. Tenha em conta que uma placa solar tem autonomia de produzir energia a uma potência de pelo menos 90% da sua capacidade por 12 anos, e pelo menos 80% por 25 anos.

Com isso, o seu imóvel ou propriedade se valoriza de modo indefinido. Afinal, considerando todas essas vantagens, quem não gostaria de comprar ou alugar uma casa que já conta com a instalação completa e funcionando?

 

4. É sustentável
Por fim, não podemos deixar de mencionar esse ponto central em toda a discussão.

Esse tema deve ser considerado, pensando que, conforme definem as Nações Unidas (UN), as mudanças climáticas são o maior risco à saúde humana e à economia para os próximos anos.

Com a energia solar, você se desvincula dos modelos tradicionais de geração de energia, podendo escolher uma forma mais eco-friendly de garantir o que precisa para o seu bem-estar e qualidade de vida.

Esse é um investimento que está se tornando altamente relevante no mundo, de modo que esse é o momento ideal para considerá-lo.

Aqui nós publicamos conteúdos semanais com dicas para você aproveitar ao máximo o seu imóvel. Acesse!

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa