O Mercado Imobiliário em 2022

19/01/2022

 

Embora o Brasil tenha vivenciado um contexto super difícil para sua economia, em virtude da pandemia da Covid-19, tudo indica que o mercado imobiliário seguirá crescendo. Somente em 2020, cresceu 57,5%, de acordo com uma matéria publicada pelo portal de notícias UOL.

As expectativas para 2022 são boas para o mercado imobiliário. Neste conteúdo, apresentamos as principais tendências para este ano. Confira!

Realidade aumentada (melhoria da experiência do cliente a partir do uso da tecnologia 360º)



Hoje, os consumidores estão procurando cada vez mais comodidade na hora de comprar produtos ou serviços ou avaliá-los. Não é diferente no mercado imobiliário e tudo indica que este setor reforçará ainda mais o uso de tecnologias que aprimoram a experiência do cliente.

Uma delas, por exemplo, é o uso da realidade aumentada (360º) para possibilitar que os clientes avaliem melhor os imóveis por meio da internet. A realidade aumentada permite ao consumidor ver detalhes dos imóveis, como piso, teto, parede, entre outros.

E-commerce (divulgação de imóveis na internet)



Outra tendência para o mercado imobiliário em 2022 é a criação de sites e uso de plataformas para divulgar imóveis. Essa já é uma realidade presente nesse segmento há um tempo, mas que vem se reafirmando cada vez mais, em virtude do crescimento do e-commerce.

A título de informação, somente em 2020, o e-commerce cresceu 73,88%, na comparação com o ano anterior, 2019. O que esse percentual quer dizer? Que os setores da economia estão atentos à evolução do mercado eletrônico, e não é diferente no ramo imobiliário.

Uso de dados para tomar decisões



Outra tendência prevista para o mercado imobiliário em 2020 é a utilização de dados para tomar decisões que podem impactar positivamente os resultados.

Não é de hoje, vale dizer, que os dados vêm se colocando como elementos importantes para o crescimento sustentável de um negócio.

Ao utilizar dados, a empresa do setor imobiliário pode aproveitar diversos benefícios, dentre eles podemos destacar os seguintes a seguir:

- Decisões rápidas e fundamentadas;
- Crescimento sustentável do negócio;
- Elaboração de propostas de acordo com o perfil e comportamento do cliente;
- Alinhamento da empresa com o perfil do consumidor moderno e exigente.

Imóveis funcionais e integrados, mas confortáveis



Os consumidores que nasceram nos anos de 1990-2000 preferem, muitas vezes, viver em apartamentos menores, mas que sejam funcionais. Apartamentos funcionais são aqueles pensados para otimizar o dia a dia das pessoas, como integrar sala e cozinha e quarto, corredor e banheiro.

A procura por apartamentos com esse perfil tem crescido até mesmo em virtude da pandemia da Covid-19. São apartamentos pequenos, mas confortáveis e capazes de garantir a realização das operações do trabalho (home office).

Assim, as imobiliárias devem ficar atentas a esse perfil de consumidor para garantir que os resultados de suas vendas sejam melhores.

Você gostou deste conteúdo? Esperamos que tenha sido uma boa leitura. Saiba que é possível ter acesso a mais informações como estas ao acompanhar as publicações em nosso blog. Por que não aproveita o momento e confere agora mesmo? Aproveite!

 

Procurando um novo imóvel? Clique aqui e confira nossas ofertas pelo Rio de Janeiro


loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa