Enquanto as aulas presenciais não voltam: o que fazer para distrair as crianças

22/10/2020

 

Com a presença da pandemia de COVID-19, as crianças de várias partes do mundo tiveram que deixar de assistir aulas presenciais durante um longo período. Além disso, as opções de entretenimento ficaram bastante escassas e ainda hoje não é completamente seguro sair de casa.

Apesar do retorno gradual das aulas terem começado a acontecer, muitos pais ainda se sentem muito inseguros de mandarem seus filhos para a escola e preferem mantê-los realizando suas aulas à distância e seguros dentro de casa.

Nesse cenário de restrições e insegurança e diante da necessidade de privação de atividades externas, alguns pais se encontram enfrentando o desafio de entreter seus filhos dentro do lar, de forma que eles não fiquem ociosos e entediados, sem muitas opções do que fazer.

Se você se encontra nessa situação, vai gostar de saber que entreter as crianças, mesmo dentro de casa, enquanto ainda não se sente seguro para sair na rua, é absolutamente possível.

Para lhe ajudar nessa missão, vamos apresentar algumas opções de atividades que poderão transformar o dia a dia da sua criança em algo muito longe de ser entediante.

 

Companhia da família

 

Primeiro, é preciso destacar que é muito importante para os filhos contarem com a companhia dos pais ou de outro familiar, sempre que possível. Não é saudável que eles fiquem sozinhos e é sempre bom ter a companhia de um adulto, até mesmo para direcionar suas atividades.

Portanto, organize-se de forma a permitir que as crianças estejam sempre acompanhadas, principalmente na hora de estudar, mas também nos momentos de lazer.

Aproveite o fim de semana, em que há menos obrigações para cumprir e dê toda a atenção possível para seus filhos. E se você trabalha na modalidade home office, use os intervalos para dar atenção para as crianças.

 

Contação de histórias

 

Esse é o tipo de atividade ideal para fazer com que as crianças mergulhem no mundo da imaginação.

Ela pode ser feita com a utilização de cenários, bonecos e figurino, para deixar a história ainda mais incrível. É interessante, ainda, permitir que as próprias crianças contem as histórias do seu jeito, ou comentem sua interpretação sobre o que ouviram.

Aproveite e incentive também a leitura, que é uma das principais bases do aprendizado e do desenvolvimento da criança, além de também trabalhar a imaginação.

 

Brincadeiras e diversão

 

Toda criança adora brincar e não há nada melhor para entretê-las do que brincadeiras que garantam a diversão.

Aproveite esse momento para resgatar brincadeiras antigas, que acabaram sendo esquecidas com o passar do tempo, como pular corda, esconde-esconde, amarelinha, cabra cega, ciranda etc.

Utilize também a tecnologia e incentive o uso de aplicativos digitais e jogos interativos. Mas é importante que essa opção seja aproveitada sem exageros, para que a criança não fique muito tempo conectada e deixe de aproveitar outras atividades interessantes.

 

Incentivo à arte

 

Para desenvolver ainda mais a inteligência e a criatividade, a arte é um dos melhores caminhos e ela pode ser praticada por meio de brincadeiras, pinturas, desenhos, colagens, massa de modelar, argila entre outras coisas.

É interessante, também, apresentar às crianças trabalhos famosos de arte, explicar a história de cada um deles e pedir que elas os recriem, da forma que acharem melhor e mais divertido.

 

Espaço e área livre

 

Uma realidade que precisamos considerar é que, por enquanto, não há uma previsão de quando as crianças terão aulas presenciais com segurança total e sem correr riscos de serem contaminados pelo Coronavírus. Da mesma forma, não dá para saber quando elas poderão realizar as atividades externas, da forma como acontecia antes, com liberdade e uma infinidade de opções.

Diante dessas incertezas, pode ser interessante pensar em procurar imóveis com mais espaço, áreas livres e até mesmo uma cobertura, onde os pequenos possam se divertir com mais espaço e liberdade.

É preciso considerar que, quanto menos espaço a criança tiver, mais presa e entediada ela vai se sentir. Desse modo, ter disponível ambientes mais amplos e com espaços abertos pode ser uma ótima alternativa para oferecer a elas melhores condições e muito mais bem-estar nesse momento delicado.

Nós temos as melhores opções de imóveis amplos e bem planejados para atender às necessidades das suas crianças e de toda sua família. Acesse nosso site e confira nossas ofertas.

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa