Passo a passo de como escolher o decorador ideal

10/05/2022

A decoração de casa normalmente é pensada com base no resultado estético da obra. No início, normalmente gostamos bastante por conta da novidade no ambiente. Porém, quando não refletem a nossa personalidade e gostos pessoais, é uma questão de dias para que se torne enjoativa.

Muitas pessoas são ótimas em decorar espaços, porém, não sendo profissionais, podem se perder na escolha de cores, formas e tamanhos, gerando ambientes que não conversam entre si.

Isso gera mais gastos, além de insatisfação. Com isso, criamos um guia curtinho com o passo a passo para escolher o decorador ideal para o seu espaço. Confira!

Tenha uma noção do que deseja


Se estamos falando em escolher o decorador ideal, você deve achar que tudo ficaria nas mãos dele, certo?

Errado!

O mercado está se tornando cada vez mais especializado e dividido em nichos muito bem definidos. É claro que grande parte dos profissionais possui inúmeras referências, porém, cada um tem um estilo próprio e uma assinatura.

Com isso, é fundamental que você tenha uma noção do que deseja para encontrar o decorador que mais se adequa às suas necessidades. E realmente, a ideia inicial pode ser muito genérica, como um estilo ou uma paleta de cores, então, o profissional dará melhores orientações com base nesse seu primeiro desejo.

Confira o portfólio



Após encontrar esse profissional que conversa com o seu estilo, é preciso conferir o portfólio para garantir que o discurso de venda é verdadeiramente colocado em prática.

Se ele tem projetos em locais públicos ou empresas que você possa visitar, reserve um tempo para isso. Confira os materiais, texturas e compreenda se realmente atende às suas necessidades.

Outro ponto é buscar referências em clientes antigos. Vasculhe as redes sociais e veja quais são os comentários sobre o trabalho. Essa prova social é o ponto mais importante.

 

Visite o escritório do potencial decorador

O que poucas pessoas se atentam é a importância de se encontrar com esse profissional de modo presencial. Afinal, se ele não consegue criar um ambiente harmonioso no próprio escritório, dificilmente conseguirá no espaço de outra pessoa.

Nesse mesmo sentido, preste muita atenção no atendimento inicial. A comunicação é fundamental para que qualquer projeto gere resultados positivos.

Se o decorador não é capaz de entregar todas as informações necessárias de maneira sucinta e objetiva, tome cuidado, pois esse padrão se repetirá após o contrato estar assinado.

 

Preste atenção no contrato


O contrato, por fim, é um dos documentos mais importantes. Ele define o escopo do projeto, além do orçamento previamente estabelecido com algumas margens de segurança.

Paralelamente, informará em detalhes as funções desse profissional, e isso é importante. Para ser decorador, é preciso ter formação na área, uma vez que essa foi regulamentada.

Porém, ele não é obrigado a ser arquiteto e nem engenheiro. Se for, é um diferencial. Então, nada de pedir para quebrar paredes ou mexer na fiação. Se esse é o seu desejo, o profissional necessário é outro.

Aqui no nosso blog nós postamos conteúdos exclusivos sobre decoração e dicas para contratar os melhores profissionais do mercado. Acesse para mais informações!


loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa