Problemas para serem evitados na locação de um imóvel

28/04/2022

Engana-se quem acredita que a vida das pessoas que vivem de aluguel é sempre tranquila e calma. Infelizmente, quando a escolha do inquilino não é certa, existem vários problemas que podem ir surgindo com o tempo, afetando drasticamente essa relação.

Seja pelo atraso do pagamento, insatisfação e até mesmo por pensamentos diferentes, muitas pessoas acabam optando pelo rompimento de um contrato, fator que pode impactar nas finanças daqueles que estão acostumados a contar com um valor fixo todos os meses.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir o conteúdo completo e conheça os problemas que devem ser evitados quando o assunto é a relação entre o dono e o inquilino.

Problemas com o pagamento



Não há dúvidas: esse é o primeiro ponto de atenção e um que deve ser evitado ao máximo. Sabemos que imprevistos podem acontecer em qualquer momento da vida, mas deixar para trás as dívidas é algo sério e que pode impactar negativamente aquele que é dono do imóvel.

Por isso, é fundamental que o inquilino compreenda que esse valor deve ser pago em todos os meses, independentemente da situação. A seriedade e o respeito nessa relação precisam ser mantidos durante todo o tempo de contrato, priorizando as relações sérias.

É obrigação daquele que mora arcar com todas as dívidas, pagamento o valor combinado para poder usufruir do imóvel.

Solicitações não atendidas



Por outro lado, muitos inquilinos acabam reclamam dos casos em que as solicitações não são atendidas. Seja um problema com a energia ou a insatisfação com uma das partes do imóvel, muitos donos acabam deixando de lado concertos e melhorias que impactam diretamente a vida de quem mora no local.

O resultado: essa pessoa pode ficar cansada de cobrar e toma a decisão de procurar outro local para viver, pagando para outra pessoa o mesmo valor que estava acostumado a pagar para o outro.

É claro que ninguém deseja que esse seja o fim de um contrato, mas o morador também possui alguns direitos e deve ter o pedido atendido com urgência. Nesse caso, o bom senso é sempre uma ótima opção para nortear as ações, compreendendo o que é o dever de um e o direito do outro.

Uso inadequado do imóvel



Não é raro encontrar as situações em que o dono foi obrigado a desocupar o espaço porque o inquilino estava fazendo o uso inadequado do espaço. É importante ter em mente que o documento assinado no momento da negociação é onde deve constar o tipo de imóvel e as atividades que são liberadas no local.

Por isso, não adianta alugar um local residencial e fazer daqui um espaço de comércio! É importante levar em consideração quais são os fins do aluguel, respeitando a vontade do dono e o que está estipulado pelas regras.

Seguindo o contrato, será fácil manter uma relação boa entre os lados, priorizando o respeito e a colaboração. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso blog e veja mais artigos sobre o mercado imobiliário!

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa