Segurança Jurídica: saiba qual a importância na compra do imóvel

16/03/2022

 

Segurança Jurídica na compra de um imóvel é essencial para garantir que o comprador não seja enganado por quem está vendendo a propriedade. A importância de contar com a assistência de um advogado é importante em diferentes momentos da compra.

Apesar disso, muitos compradores insistem em realizar essa operação sem a presença de um profissional da área. Eles acabam sendo consultados apenas após a compra ser realizada, para resolver algum problema que poderia ter sido evitado.

Porém, como dissemos, esses problemas podem ser evitados, desde que a assessoria preventiva seja exercida na compra do imóvel. Com a assistência correta, ninguém enfrenta problemas no momento da compra de um imóvel.

E para te ajudar a entender a importância de se ter Segurança Jurídica na sua compra, não deixe de ler o artigo a seguir!

Evita a compra de imóveis com dívidas



A importância da Segurança Jurídica durante a compra de um imóvel é gigantesca, por mais que muitos não saibam disso. Primeiramente, podemos dizer que ela é necessária para garantir que o comprador não se enrole com dívidas que não são dele.

Ao adquirir um imóvel, caso ele tenha algumas dívidas, como a falta de pagamento de IPTU ou condomínio, esses débitos acabam sendo transferidos para o adquirente. Isso, como você já deve imaginar, causa desconforto, dor de cabeça, e problemas inacabáveis.

Porém, com assistência jurídica, é possível escapar desse tipo de situação, afinal, todos os detalhes são conferidos antes da compra ser realizada. Isso resguarda o comprador e ajuda ele a adquirir o imóvel sem qualquer tipo de débito que não foi informado.

Além disso, os profissionais do ramo também verificam a titularidade do imóvel, para garantir que o vendedor, realmente, é o dono do local. Muitas vezes, familiares, que não têm propriedade legal para vender, tentam realizar o procedimento.

Para evitar tais contratempos, é muito importante contar com assistência jurídica, que também verifica se o imóvel está regularizado, para finalizar a compra. Como podemos ver até aqui, são muitos os pontos em que a Segurança Jurídica se faz necessária.

Qualquer documento irregular é apontado pelos profissionais que foram contratados para garantir a segurança das transações realizadas. Para não ser enganada, a assessoria jurídica é essencial para garantir o bom funcionamento das operações realizadas.

A importância da Segurança Jurídica é grande na aquisição de imóveis



No mais, para finalizarmos sobre a importância de se ter Segurança Jurídica na compra de imóveis, vamos falar sobre o contrato. Antes de realizar a assinatura, o mais recomendado é contar com a presença de um profissional da área para auxiliar no procedimento.

Isso vai garantir que você não tenha problemas com a escritura do imóvel, papelada do registro, entre outras questões relacionadas. É muito importante contar com a presença de alguém que tenha conhecimento amplo do tema antes de realizar a assinatura.

Além disso, antes mesmo da assinatura, a presença de um assessor jurídico especializado na área já é necessária. Isso porque, durante a elaboração do contrato, é preciso estar atento a diversos detalhes que precisam de muita atenção por parte dos compradores.

O advogado será o responsável por analisar o documento de compra que for apresentado, evitando que o seu cliente seja “passado para trás” nas negociações. Como vemos, a sua presença é indispensável para garantir a segurança das operações realizadas.

 

Esperamos que tenha entendido a importância de se ter Segurança Jurídica na compra do seu imóvel. Para conferir mais informações sobre o mercado de compra e venda de imóveis, acesse nosso blog


loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa